data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
CORREÇÃO: na publicação desta matéria o Diário havia dito que eram 29 escolas em greve, mas o correto são 28 instituições
Depois de 10 dias, a greve nas escolas estaduais continua em Santa Maria. Conforme o levantamento feito pelo Diário nesta quinta-feira, 28 escolas estão total ou parcialmente paralisadas.
Prazo para solicitar vagas remanescentes do Fies termina nesta sexta-feira
A maioria da escolas tem professores que não paralisaram. É o caso de Marieta D'Ambrósio, Olavo Bilac e Paulo Lauda, por exemplo. Cilon Rosa é a única escola em greve total. No último levantamento, a escola João Link Sobrinho também estava totalmente paralisada. A escola Luiz Guilherme do Prado Veppo era uma das que estava com aulas normais conforme o levantamento da semana passada. Nesta quinta-feira, contudo, a escola informou que estaria em greve desde o começo da mobilização.
Além das paralisações, duas manifestações estavam marcadas para esta quinta-feira. Pela manhã, a Marcha pela Educação concentrou a comunidade escolar no Escola Básica Estadual Cícero Barreto, na esquina das ruas Serafim Valandro e Silva Jardim, e foi até a Praça Saldanha Marinho. À tarde, acompanhando o planejamento o estadual, o Centro de Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers) organiza uma passeata luminosa, que deve ir do Olavo Bilac, na Rua Conde de Porto Alegre, até o Manoel Ribas, na Rua José do Patrocínio.
3ª edição de feira das profissões da Fisma acontece nesta sexta-feira
A greve ganhou adesão de outras categorias no Estado. Na tarde de quarta-feira, funcionários da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde e da Secretaria de Agricultura do Estado protestaram na esquina da Rua General Neto com a José Bonifácio. Conforme o comando da greve, metade do efetivo da coordenadoria - cerca de 35 funcionários - paralisou as atividades desde segunda-feira. Apenas serviços essenciais, como acesso a leitos de urgência, dispensação de medicamentos essenciais e serviços de pré-natal de alto risco foram mantidos. A 4ª Coordenadoria abrange 32 municípios da região.
Greve total
- Cilon Rosa
Greve parcial
- Marechal Rondon
- Cícero Barreto
- Naura Teixeira Pinheiro
- Reinaldo Fernando Coser
- Érico Veríssimo
- Edson Figueiredo
- Gomes Carneiro
- Margarida Lopes
- Coronel Pilar
- João Belém
- Edna May Cardoso
- Paulo Lauda
- Marieta D'Ambrósio
- Tancredo Neves
- Olavo Bilac
- Boca do Monte
- Walter Jobim
- Irmão José Otão
- Santa Marta
- Padre Caetano
- Augusto Ruschi
- Luiz Guilherme do Prado Veppo
- Rômulo Zanchi
- Celina de Moraes
- Maria Rocha
- Antonio Xavier da Rocha
- Manoel Ribas
Aula normal
- Paulo Freire
- Princesa Isabel
- Arroio Grande
- Castelo Branco
- Almiro Beltrame
*As escolas Dom Antônio Reis e João Link Sobrinho não atenderam ao telefone.
A PROPOSTA DO GOVERNO DO ESTADO
Chamada de Reforma RS, o pacote do governo de Eduardo Leite (PSDB), a proposta foi entregue à Assembleia Legislativa e tem um pacote com alterações nas carreiras das categorias de servidores, nas aposentadorias e nas contribuições previdenciárias. São mais de 100 novas regras e atingem também funcionários de outros poderes.